Rubiaceae

Randia ferox (Cham. & Schltdl.) DC.

LC

EOO:

592.467,059 Km2

AOO:

304,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Paraná — nos municípios Amaporã, Araucária, Califórnia, Cambé, Campo Largo, Centenário do Sul, Colombo, Curitiba, Diamante do Norte, Guaraqueçaba, Guaratuba, Irati, Jundiaí do Sul, Loanda, Londrina, Lupionópolis, Maringá, Paranaguá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Querência do Norte, Rebouças, São João do Ivaí e Tibagi —, no estado do Rio Grande do Sul — nos municípios Alecrim, Araricá, Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cidreira, Colinas, Farroupilha, Faxinal do Soturno, Feliz, Flores da Cunha, Jaguari, Maquiné, Marcelino Ramos, Mato Leitão, Nova Palma, Nova Petrópolis, Osório, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São José do Norte, São Miguel das Missões e Tavares —, no estado de Santa Catarina — nos municípios Abdon Batista, Anita Garibaldi, Celso Ramos, Chapecó, Concórdia, Garuva, Itapoá, Joinville, Leoberto Leal, Luzerna, Orleans, Piratuba, Porto Belo e Vitor Meireles —, e no estado de São Paulo — nos municípios Amparo, Angatuba, Capão Bonito, Holambra, Limeira, Nova Odessa, Rosana, São José do Rio Preto, Sete Barras e Teodoro Sampaio.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2020
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor:
Categoria: LC
Justificativa:

Árvore de até 7 m, não endêmica do Brasil (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020). Foi coletada em Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila associadas à Mata Atlântica nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Apresenta distribuição ampla, EOO= 595600 km², constante presença em herbários, inclusive com coleta recente, e ocorrência confirmada dentro dos limites de Unidades de Conservação e em áreas onde ainda predominam na paisagem extensões significativas de ecossistemas florestais em estado prístino de conservação. A espécie ocorre em duas fitofisionomias e em um domínio fitogeográfico de forma frequente/ocasional na maior parte das localidades em que foi registrada. Adicionalmente, não existem dados sobre tendências populacionais que atestem para potenciais reduções no número de indivíduos maduros, além de não serem descritos usos potenciais ou efetivos que comprometam sua perpetuação na natureza. Assim, foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (distribuição, tendências e números populacionais) a fim de se ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Último avistamento: 2019
Possivelmente extinta? Não
Severamente fragmentada? Desconhecido

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Prodr. 4, 387, 1830.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Mata Atlântica
Vegetação: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry Forest, 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest
Detalhes: Árvore com até 7 m de altura (Tropical Plants Database, 2020). Ocorre na Mata Atlântica, em Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila (Flora do Brasil 2020 em construção, 2020).
Referências:
  1. Flora do Brasil em construção, 2020. Randia. Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14233 (acesso em 29 de setembro de 2020)
  2. Tropical Plants Database, 2020. Randia ferox. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Randia+ferox (acesso em 17 de novembro de 2020).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
5.1.2 National level on going
A espécie ocorre no território de abrangência do Plano de Ação Nacional Lagoas do Sul para a conservação da flora melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas e dos ecossistemas das lagoas da planície costeira do sul do Brasil (ICMBio, 2018).
Referências:
  1. ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2018. Portaria nº 751, de 27 de agosto de 2018. Diário Oficial da União, 29/08/2018, Edição 167, Seção 1, p. 54. URL https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-pan/pan-lagoas-do-sul/1-ciclo/pan-lagoas-do-sul-portaria-aprovacao.pdf (acesso em 13 de novembro de 2020).
Ação Situação
5.1.2 National level needed
A espécie ocorre em territórios que poderão ser contemplados por Planos de Ação Nacional (PAN) Territorial, no âmbito do projeto GEF Pró-Espécies - Todos Contra a Extinção: Território Santa Maria - 25 (RS), Território Planalto Sul - 24 (RS), Território Chapecó - 22 (RS, SC), Território Paraná/São Paulo - 19 (PR, SP), Território Campinas - 18 (SP).
Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada nas seguintes Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, Área de Proteção Ambiental do Rio Verde, Área de Proteção Ambiental Estadual da Escarpa Devoniana, Área de Proteção Ambiental Piracicaba Juquerí-Mirim Área II, Área de Proteção Ambiental Serra do Mar, Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca e Área de Relevante Interesse Ecológica Serra da Abelha.

Ações de conservação (3):

Uso Proveniência Recurso
1. Food - human natural fruit
A árvore é colhida na natureza para uso local de seus frutos comestíveis. Polpa de sabor adocicado com numerosas sementes pequenas. O fruto cilíndrico, verde-amarelado, pode ter 5 cm de comprimento e 4 cm de largura (Tropical Plants Database, 2020).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2020. Randia ferox. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Randia+ferox (acesso em 17 de novembro de 2020).
Uso Proveniência Recurso
7. Fuel natural stalk
A árvore é colhida na natureza para uso local de sua madeira. A madeira é de textura grossa, granulação irregular, moderadamente pesada, com pouca resistência a organismos comedores de madeira. É muito pequeno para ter qualquer valor além do combustível e da produção de carvão (Tropical Plants Database, 2020).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2020. Randia ferox. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Randia+ferox (acesso em 17 de novembro de 2020).
Uso Proveniência Recurso
13. Pets/display animals, horticulture natural whole plant
Pode ser usada como espécie pioneira na restauração de matas nativas ou no estabelecimento de jardins florestais. Uma espécie pioneira de crescimento rápido que produz uma fruta comestível; pode ser usado em esquemas de plantio ao restaurar florestas nativas e também pode ser usado ao estabelecer um jardim de floresta (Tropical Plants Database, 2020).
Referências:
  1. Tropical Plants Database, 2020. Randia ferox. Ken Fern. tropical.theferns.info. URL tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Randia+ferox (acesso em 17 de novembro de 2020).